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Psicologia

 ISSN 0874-2049

GAMELAS, Ana M.. Contributos para o estudo da qualidade de contextos pré-escolares inclusivos. []. , 17, 1, pp.195-226. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.445.

^lpt^aEste trabalho tem como objectivo geral descrever a qualidade de jardins de infância regulares frequentados por crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Pretende também descrever as experiências diárias vividas pelas crianças com NEE. Recorremos a uma amostra de 23 salas de jardins de infância, na zona do Grande Porto, seleccionando em cada uma delas uma criança com NEE e outra com desenvolvimento normal. Os instrumentos utilizados foram: escala de avaliação do ambiente em educação de infância - ECERS (Harms & Clifford, 1980); observação de actividades no jardim de infância - OAP (Palacios & Lera, 1991). A qualidade geral das salas, enquanto avaliada pela ECERS, revela condições mínimas de funcionamento. Existem aspectos inadequados no que diz respeito aos recursos da sala para as crianças com NEE. De um modo geral as crianças com NEE passam mais tempo sozinhas e sem realizar qualquer actividade.1^len^aThis work aims to describe the quality of regular kindergarten that are attended by children with special educational needs (SEN). It also aims to describe the daily experiences lived by children with SEN. We resorted to a sample of 23 kindergarten rooms, in Great Oporto area, selecting from each one a child with SEN and another with normal development. The used instruments were: Early childhood environment rating scale - ECERS (Harms & Clifford, 1980); ECERS - Provisions for children with special educational needs; Observing activities in the kindergarten - OAF (Palacios & Lera, 1991). The general quality of the playrooms, while evaluated by ECERS, revealed that minimum working conditions are assured. But there are aspects of inadequate quality with respect to room provisions for children with SEN. Generally, children with SEN share the same activities with their peers of normal development, but spend more time on their own and without practising any activity.

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