17 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

VERISSIMO, Manuela et al. Qualidade da vinculação à mãe e à educadora. []. , 17, 2, pp.453-469. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.459.

^lpt^aEmbora, desde o início da formulação da teoria da vinculação com Bowlby e Ainsworth, se tenha reconhecido a existência de figuras alternativas de vinculação, a maioria das investigações realizadas têm-se centrado na relação de vinculação entre a criança e a figura de vinculação privilegiada: a mãe. A inclusão de diferentes pessoas que regularmente cuidam e interagem com a criança, nomeadamente a educadora, no estudo das relações de vinculação, veio, segundo Howes, Hamilton e Philipsen (1998), colocar novas questões de carácter teórico e empírico na investigação da vinculação. Este estudo procura comparar a qualidade da vinculação à mãe e à educadora no sentido de melhor clarificar a organização das várias representações das relações de vinculação no modelo interno dinâmico da criança. Participaram neste estudo 50 díades, mãe-criança e educadora-criança. Assinalou-se uma média de idades de aproximadamente 41 meses para as crianças, 32 anos para as mães e 42 anos para as educadoras de infância. Foi aplicado às mães e às educadoras de infância o questionário Attachment Q-Sort (Vaughn &Waters, 1990). Através da análise de clusters, e com base nas descrições das mães, foram identificados três grupos: grupo 1 (seguro e independente), grupo 2 (inseguro e dependente) e grupo 3 (inseguro e independente). As educadoras distinguem as crianças apenas com base no critério da segurança e na escala de "interacção suave", e consideram que as crianças que mais interagem com elas são as que apresentam maior segurança na relação. Este estudo reafirma a qualidade da vinculação como uma característica da relação e não da criança. Ou seja, não existem crianças seguras ou inseguras, mas crianças com relações seguras ou inseguras com determinadas figuras.^len^aEven if in recent research, the monotropic model of attachment is contested, most part of the studies on the area still focus on mother-child relation. The inclusion of different partners, namely the father or the preschool teacher brought new theoretical and empirical questions to the study of attachment (Howes, Hamilton, & Philipsen, 1998). The present study attempts to compare the quality of the attachment to the mother and teacher, in order to better clarify the organization of the different relations at the level of the internal models of the child. The participants were 50 mother-child dyads and 50 teacher-child dyads from Lisbon, Portugal. Children mean age level was 41 months, 27 girls, and 23 boys. Mothers' age ranged from 21 to 42 years (M=32,26, SD=4,34), teachers mean age was 42 years old. Children spend in average 6,80 hours in school. All the families were from middle class for Portuguese standards. Mothers and teachers were asked to complete the Attachment Q-Sort (Vaughn, & Waters, 1990). Cluster analyses of obtained Q profiles revealed three distinct types of attachment relationships, group 1 (secure, independent), group 2 (insecure, dependent) and group 3 (insecure, independent). Teachers consider the security score the most relevant to describe the children. Results were not conclusive at the level of agreement between mothers and teachers. This study stresses the idea that attachment is a relational construct depending on the characteristics of both partners.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License