18 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

POESCHL, Gabrielle; SILVA, Aurora    CLEMENCE, Alain. Representações da masculinidade e da feminilidade e retratos de homens e de mulheres na literatura portuguesa. []. , 18, 1, pp.31-46. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v18i1.410.

^lpt^aUma análise dos trabalhos produzidos no último século sobre as representações da masculinidade e da feminilidade revela que estas foram objecto de poucas transformações, apesar das importantes mudanças ocorridas na situação social das mulheres. As imagens dos homens e das mulheres transmitidas pela família, pela escola e pelos meios de comunicação social também não reflectem as transformações da vida das mulheres. Por isso, muitos autores concluem que essas imagens contribuem para a permanência das representações tradicionais da masculinidade e da feminilidade e, logo, para a manutenção das relações assimétricas entre homens e mulheres. O estudo que apresentamos incide sobre as mensagens transmitidas aos alunos nas obras designadas como leituras obrigatórias no ensino secundário. Examinam-se as diferenças entre os retratos dos autores de romance do séc. XIX e as imagens e representações actuais da masculinidade e da feminilidade, e discutem-se as razões e as consequências da manutenção dos antigos modelos femininos nas representações sociais e nas produções culturais actuais.1^len^aAn analysis of the work produced on the representations of masculinity and femininity during the past century reveals that these were object of few transformations, in spite of the important changes that occurred in women's social condition. The images of men and women transmitted by family, school and mass media also do not reflect the transformation of women's lives. Therefore, many authors conclude that those images contribute to the permanence of the traditional representations of masculinity and femininity, and, consequently, to the maintenance of the asymmetrical relations between men and women. The study presented here aims at analyzing the messages transmitted to the Portuguese pupils by the writings designated as compulsory readings at the secondary school level. We examine the differences between the portraits depicted by the authors of the 19th century and present-day images and representations of masculinity and femininity, and we discuss the reasons and consequences of the maintenance of old feminine models in present-day social representations and cultural productions.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License