18 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

DUARTE, António M.. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários(as) portugueses(as). []. , 18, 1, pp.147-163. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v18i1.413.

Este estudo procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários(as) portugueses(as). Uma amostra de estudantes respondeu a uma questão aberta sobre o significado, o processo e o contexto da aprendizagem. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Os resultados replicam a maioria das concepções de aprendizagem descritas pela investigação "fenomenográfica" (i.e. a distinção é entre aprendizagem enquanto memorização e enquanto compreensão). Surgiu também uma concepção da aprendizagem pouco registada, que define esta como conjugação da memória com a compreensão. Parecem também terem emergido novas variantes de algumas concepções de aprendizagem conhecidas (i.e. "aprende-se": praticando exploratoriamente; por compreensão da aprendizagem; através da motivação), assim como uma concepção aparentemente nova (i.e. a aprendizagem como compreensão e aplicação de conhecimento).

: Aprendizagem académica; concepções de aprendizagem; fenomenografia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License