19 1-2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

FAGULHA, Teresa    GONCALVES, Bruno. Menopausa, sintomas de menopausa e depressão: Influência do nível educacional e de outras variáveis sociodemográficas. []. , 19, 1-2, pp.19-38. ISSN 0874-2049.

^lpt^aEste estudo descreve a sintomatologia relacionada com a menopausa nos períodos pré­‑menopausa, menopausa e pós­‑menopausa, em relação com a sintomatologia depressiva, nível educacional, estatuto conjugal e outras variáveis socio­demográficas, numa amostra de 127 mulheres com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos, que compareceram a uma consulta com o médico de família num Centro de Saúde dos arredores de Lisboa. As mulheres responderam a um questionário com questões relativas ao estatuto percebido de menopausa e à presença de sintomas com ela relacionados, e participaram numa entrevista clínica estruturada adaptada do módulo de avaliação das perturbações do humor da Structured Clinical Interwiew for DSM­‑IV Axis I Disorders (SCID­‑I). Descreve­‑se a frequência da sintomatologia relacionada com a menopausa e analisa­‑se a sua variação em relação com o nível educacional e outras variáveis sociodemográficas. A relação entre o estatuto percebido de menopausa e a sintomatologia depressiva é também analisada, tomando em consideração o nível educacional.^len^aThis study is based on the data collected in an investigation regarding the Primary Health Care patients. The results relating to a sample of 127 women with ages ranging between 35 and 65 years of age are analyzed. All these women answered a Questionnaire concerning the perceived menopause status and the menopause symptomatology and participated in a structured clinical interview, in which the presence of various forms of depression according to the DSM‑IV criteria was analyzed. They also answered a questionnaire concerning the perceived menopause status as well as symptoms or alterations related with menopause. The frequency of the symptomatology related with menopause is studied and its variation in relation to the level of education, and other sociodemographic variables is analyzed. The relationship between the perceived menopause status and the depressive symptomatology is also studied, taking into consideration the level of education.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )