19 1-2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SOUSA, Liliana    RIBEIRO, Cláudia. Percepção das famílias multiproblemáticas pobres sobre as suas competências . []. , 19, 1-2, pp.169-191. ISSN 0874-2049.

^lpt^aAs famílias multiproblemáticas pobres são descritas como disfuncionais e desorganizadas, sendo rara a referência a competências. Porém, a activação de competências tem demonstrado ser um importante instrumento de intervenção. Assim, neste estudo exploratório procura­‑se identificar a percepção dessas famílias sobre o que funciona no seu agregado. Para tal administrou­‑se uma entrevista semi­estruturada a 60 chefes de famílias pobres (32 multiproblemáticas e 28 não multiproblemáticas). Os resultados salientam: a união familiar, o vínculo filial e a entreajuda como aspectos positivos; os objectivos de vida centram­‑se na melhoria das condições de habitação e do estado de saúde; os acontecimentos que permitiram à família melhorar de vida centram­‑se em arranjar um emprego estável e na melhoria do estado de saúde. As famílias multiproblemáticas pobres emergem como competentes, embora algo bloqueadas no uso dessas competências.^len^aMulti­‑problem poor families have been characterized in the literature and research as dysfunctional and disorganized. The mention competencies are rare. However the activation of competencies has prove to be an important tool for intervention, thus in this exploratory study we attempt to identify the families perception of what works in their relationship. A semi­‑structured interview was administered to 60 heads of poor households: 32 of multi­‑problem families and 28 of non multi­‑problem. The findings suggest that: the positive aspects are family cohesion, filial attachment and mutual support; families goals are centred on the improvement of their housing conditions and their health status; the events which allowed the family to live better were getting a more stable job and the improvement of the health status. Multi­‑problem poor families emerge as competent, but some how paralysed in the use of their competencies.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )