Psicologia
ISSN 0874-2049
PEREIRA, Cícero; CARDOSO, Sandro José RIBEIRO, Ana Raquel Correia. Teste empírico de um modelo sobre as relações entre os sistemas de valores e as atitudes. []. , 19, 1-2, pp.227-250. ISSN 0874-2049.
^lpt^aA instabilidade da Democracia nos países latino‑americanos tem sido atribuída à tensão entre valores típicos de regimes ditatoriais e valores típicos de regimes democráticos. Contudo, poucos estudos analisam as relações simultâneas entre o conjunto dos sistemas de valores e as atitudes democráticas das pessoas. Este artigo submete a teste um modelo sobre essas relações. O modelo foi testado num estudo (N = 300) em que foram aplicados o Questionário de Valores Psicossociais e a Escala de Atitudes em Relação à Democracia. Os resultados de um modelo de equações estruturais mostram a organização dos valores em quatro sistemas: pós‑materialista; religioso; hedonista; materialista. Os dados revelam ainda que o sistema materialista prediz uma atitude negativa em relação à democracia e o sistema pós‑materialista relaciona‑se positivamente com essa mesma atitude. A discussão focou‑se na comparação entre estes resultados e os obtidos em estudos anteriores.^len^aThe instability of Latin American countries democracy has been attributed to the tension between typical values of the non‑democratic and democratic regimes. However, few studies analyse the simultaneous relations between the set of value systems and peoples democratic attitudes. This study examines the goodness of fit of a model on these relations. The model was tested on a survey (N = 300) on which were applied the Questionnaire for Psychosocial Values and the Scale of Attitudes towards Democracy. The results of a structural equations model show an organization of values into four systems: post‑materialist; religious; hedonist; materialist. Furthermore, the results also indicate that the adhesion to materialist system predicts a negative attitude toward democracy and the adhesion to pos‑materialist values predicts a negative one. The discussion focuses on the comparison between these results and those obtained in previous studies.
: .