20 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

AZEVEDO, Ângela Sá    FARIA, Luísa. Motivação, Sucesso e Transição para o Ensino Superior. []. , 20, 2, pp.69-93. ISSN 0874-2049.

A transição do ensino secundário para o ensino superior apresenta­‑se ao jovem, simultaneamente, como um desafio e uma ameaça, considerando quer as restritas condições de acesso ao ensino superior, quer as diferentes exigências e descontinuidades existentes entre estes dois ciclos de ensino. Surge, então, uma questão nuclear: Será que os alunos mais motivados (com um auto­‑conceito e uma auto­‑estima positivos, bem como atribuições internas, está­veis e controláveis para os seus resultados) são os que se adaptam melhor ao ensino superior e apresentam maior sucesso académico? No sentido de responder a esta questão, foram, por nós, realizados vários estudos, dos quais vamos apresentar, neste trabalho, os resultados mais representativos, a saber: os correlacionais, com uma amostra de 649 alunos do 12.º ano (avaliação da relação entre motivação e sucesso académico), e os de teste­‑reteste, com uma amostra de 62 alunos do ensino superior, sendo de realçar que encontramos corre­lações positivas e significativas, especialmente entre o auto­‑conceito académico e o sucesso académico, tendo­‑se, ainda, constatado mudanças intra­‑individuais do auto­‑conceito, num sentido mais positivo.

: transição; motivação; adaptação.

        ·     · |     · ( pdf )