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Psicologia

 ISSN 0874-2049

AMARAL, Virgílio. Regulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de Inteligência. []. , 20, 2, pp.129-142. ISSN 0874-2049.

^lpt^aNo presente trabalho analisam­‑se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças inter­individuais de inteligên­cia constituem algo de inexplicável tendem a explicá­‑la de modo biológico e a naturalizá­‑la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) natu­rais. Investigam­‑se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteli­gência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inte­ligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negati­vamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifi­ca­‑se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hege­mónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos.^len^aIn the present work we analyse the processes that regulate the organi­zation of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and repre­sent it as a natural gift. We also research the relations among the “familiarity” principle, the social repre­sentations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.

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