Psicologia
ISSN 0874-2049
Regulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de Inteligência1
Virgílio Amaral 2
Resumo: No presente trabalho analisam‑se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da familiaridade com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças interindividuais de inteligência constituem algo de inexplicável tendem a explicá‑la de modo biológico e a naturalizá‑la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) naturais.
Investigam‑se, ainda, as relações entre o princípio da familiaridade com a inteligência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inteligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de inteligências alternativas às definidas pela instituição escolar predizem negativamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifica‑se, também, que a crença nas desigualdades naturais da inteligência é hegemónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos.
Palavras‑chave: inteligência, representações sociais, concepções pessoais.
Psychosocial regulation in the organization of intelligence beliefs: relations between social representations of intelligence and personal conceptions of intelligence
Abstract: In the present work we analyse the processes that regulate the organization of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the familiarity with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and represent it as a natural gift.
We also research the relations among the familiarity principle, the social representations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about alternative intelligences to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the natural inequality of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.
Keywords: intelligence, social representations, personal conceptions.
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1 A correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para Virgílio Amaral, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1100‑049, Lisboa. E‑mail: vamaral@ispa.pt.
2 Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação.