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Psicologia

 ISSN 0874-2049

BONOMO, Mariana; TRINDADE, Zeidi Araújo; SOUZA, Lídio de    COUTINHO, Sabrine Mantuan dos Santos. Representações sociais e identidade em grupos de mulheres ciganas e rurais. []. , 22, 1, pp.153-181. ISSN 0874-2049.

^lpt^aA partir das teorias da Identidade Social e das Representações Sociais tivemos como objetivo analisar as relações intergrupais estabelecidas entre comunidades rural e cigana, procurando conhecer os significados e as práticas construí-das na dinâmica entre endogrupo e exogrupo. Participaram do estudo 17 mulheres de duas comunidades tradicionais, com idades entre 14 e 67 anos. Realizamos entrevistas individuais a partir de roteiros semiestruturados. Procedemos à análise dos dados através do software ALCESTE e da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram presença de práticas que sugerem a existência de elementos de representação ambíguos orientando as relações intergrupais. Discute-se o conflito produzido pela diferenciação identitária ancorada nos elementos das culturas “cigana” e “rural”, reforçado por representações dos ciganos como povo amaldiçoado, e os laços de solidariedade gerados pela identidade feminina comum, que agrega o sentimento de mulheres sofredoras e exploradas pelos homens que detêm o poder em ambos os grupos.^len^aFrom the Social Identity and Social Representations theories, our objective was to analyze the intergroup relations established between rural and gypsy communities, attempting to understand the significations and practices constructed at the in-group and out-group dynamics. Seventeen women from two traditional communities, with ages varying between 14 and 67 years, participated in this study. We performed individual interviews after semi-structured scripts. We analyzed the data through the ALCESTE software and Content Analysis. The results indicated presence of practices that suggest the existence of ambiguous elements of representation guiding the intergroup relations. The conflict produced by the identitary differentiation anchored at the elements of the “Gypsy” and “Rural” cultures, reinforced by representations of gypsies as a cursed people, and the solidarity ties generated by the common feminine identity, that aggregates the feeling of “suffering and exploited women” by men who have the power at both groups.

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