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Psicologia

 ISSN 0874-2049

VAZ, Filipa Machado; MARTINS, Carla    MARTINS, Eva Costa. Diferenciação emocional e regulação emocional em adultos portugueses. []. , 22, 2, pp.123-135. ISSN 0874-2049.

^lpt^aEste estudo empírico pretendeu caracterizar o repertório e capacidade de diferenciação emocional e estratégias de regulação emocional em adultos, como estas se relacionam, bem como avaliar como variam em função de características sócio-demográficas. Uma amostra de 824 indivíduos entre os 18 e os 65 anos respondeu a dois questionários, a Escala de Avaliação do Repertório e Capacidade de Diferenciação Emocional e o Questionário de Regulação Emocional.Os resultados evidenciaram que, quanto maior é o repertório e a diferenciação emocional, menor é a utilização da supressão emocional. Adicionalmente, uma maior capacidade de diferenciação emocional está associada a uma maior reavaliação cognitiva. Apesar de não haver diferenças de género em termos de repertório e diferenciação emocional, os homens recorrem mais à supressão emocional. Indivíduos com o Ensino Básico referem menor repertório emocional do que indivíduos com um nível de escolaridade mais elevado (Secundário ou Superior/Pós-Graduado) e empregam mais ambas as estratégias de regulação emocional.^len^aThis empirical study as well as aimed at characterizing adults’ emotional repertoire and differentiation, as well as emotional regulation strategies, and assessing how these vary as a function of socio-demographic characteristics. It also focused on the relationship between emotional repertoire and differentiation and emotional regulation. A sample of 824 adults aged 18 to 65 years answered two self-reports, the Range and Differentiation of Emotional Experience Scale and the Emotion Regulation Questionnaire. Results showed that higher emotional repertoire and differentiation is associated with lower emotional suppression. Additionally, higher emotional differentiation is coupled wih higher cognitive reappraisal. No gender differences were found in terms of emotional repertoire and differentiation, but males use more emotional suppression. Finally, individuals with lower educational lever report lower emotional repertoire than individuals with higher educational level and use more both emotional regulation strategies.

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