23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

LEAL, Teresa et al. Qualidade em educação pré-escolar. []. , 23, 2, pp.43-54. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.326.

^lpt^aNo período de 1992 a 2007 Joaquim Bairrão, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, coordenou vários estudos que produziram um conjunto de conhecimentos sobre diferentes tipos de características de contextos de educação pré-escolar e sobre a relação entre essas características e o desenvolvimento das crianças. Este artigo pretende ilustrar o percurso de investigação da equipa coordenada por Joaquim Bairrão na área da qualidade em educação pré-escolar. Salientamos nesta ilustração o estudo que marca o início deste percurso, o Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados de Crianças em Idade Pré-Escolar (1992-1998), sendo ainda apresentados resultados de alguns estudos subsequentes desenvolvidos pela equipa. É efectuada uma reflexão sobre o conjunto de dados obtidos, discutindo-se o seu significado no contexto actual da educação pré-escolar.^len^aFrom 1992 to 2007 Joaquim Bairrao coordinated several studies in the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Porto University that originated a body of knowledge on different types of characteristics of early child care and education settings and about the relation between such characteristics and child development. The purpose of this paper is to enlighten the research path of the team he coordinated in the field of quality of preschool education and care. The Early Child Care and Education Study (1992-1998) stands out as the precursor of forthcoming studies. Data from subsequent studies developed by the team are also referred. Results and their meaning in the present context of preschool education are discussed.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )