23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

CADIMA, Joana; PEIXOTO, Carla    LEAL, Teresa. Factores de risco: a multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças. []. , 23, 2, pp.175-192. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.335.

^lpt^aO presente estudo pretende analisar os efeitos de múltiplos factores de risco do contexto familiar no desenvolvimento cognitivo e social de crianças em idade pré-escolar. Vários estudos têm demonstrado que as competências das crianças estão associadas a variáveis familiares permanecendo, no entanto, o debate sobre se as variáveis mais influentes correspondem a características particulares das famílias ou se o desenvolvimento das crianças depende, antes, da conjugação de diferentes factores. No âmbito do projecto Contextos e Transição foram avaliadas competências de literacia, numeracia e sociais de 95 crianças de 5 anos e recolhidas informações acerca de indicadores de risco nas respectivas famílias. As análises confirmaram que, à medida que aumenta o número de factores de risco, os resultados cognitivos das crianças tendem a ser mais baixos, o que apoia a visão de que o poder de cada factor depende da sua acumulação, sendo o desenvolvimento influenciado pelas inter-relações entre os factores considerados.^len^aThe present study intends to analyze the effects of family multiple risk factors on preschool children’s cognitive and social development. Several studies have shown that children’s skills are associated with family characteristics, despite the controversy about whether the most influential variables are family specific characteristics or rather that developmental outcomes lie on the combination of different factors, no single factor having sufficient explanatory power per se. The Project Contexts and Transition (Contextos e Transição) selected children from 60 preschools of the city of Porto. The literacy, numeracy and social skills of 95 five-year-old children were assessed. Family risk indicators were also collected. The analyses confirmed that as the number of risk factors increased, children’s cognitive performance decreased. The results also showed that the power of a single factor or set of factors lies on their accumulation in children’s lives.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )