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Psicologia

 ISSN 0874-2049

CUNHA, Marina; PINTO-GOUVEIA, José    MORGADO, Catarina. Versão portuguesa da escala de auto-avaliação retrospectiva da inibição comportamental: estudo psicométrico da rsri numa amostra de adolescentes da comunidade. []. , 24, 1, pp.97-116. ISSN 0874-2049.

^lpt^aO conceito de inibição comportamental é definido como uma apreensão ou reserva consistente na forma de responder a estímulos sociais ou não-sociais novos e não familiares. Dada a inequívoca importância da avaliação da inibição comportamental na infância e de uma melhor compreensão do seu papel no desenvolvimento da psicopatologia, Reznick e colaboradores desenvolveram a escala Retrospective Self-Report Inhibition (RSRI), formada por 30 itens que procuram avaliar, retrospectivamente, o grau de inibição comportamental do individuo durante a infância (entre o 1º e 6º ano de escolaridade). O objectivo deste artigo é confirmar as qualidades psicométricas da RSRI aplicada a uma amostra da população portuguesa e investigar a utilidade deste instrumento enquanto medida da inibição comportamental expressa na infância. O primeiro estudo, realizado com uma amostra de adolescentes (n=296), entre os 12 e os 18 anos, revelou que a RSRI possui uma boa consistência interna e uma estrutura factorial idêntica à versão original, mantendo-se a evidência de dois factores: medos/doenças, respeitante a situações relacionadas com medos, em geral, e queixas somáticas; e escola/situações sociais, que integra os itens relacionados com medos em contexto escolar e em diversas situações sociais. No segundo estudo, recorrendo a grupos clínicos e de controlo (Grupo de jovens com Perturbação de Ansiedade Social (n=76), Outras Perturbações Ansiosas (n=28) e Sem qualquer Psicopatologia (n=76) procurou-se analisar a capacidade discriminativa da escala e suas dimensões. Os resultados evidenciaram a utilidade bidimensional do constructo de inibição comportamental, tal como é avaliado pela RSRI, mostrando a dimensão de medos sociais mais poder discriminativo do que a dimensão de medos não-sociais. São apontadas sugestões para futuros estudos que reforcem a robustez dos dados encontrados e contribuam para a utilidade desta escala na investigação clínica em adolescentes portugueses.^len^aBehavioural inhibition is defined as a consistent restraint in response to unfamiliar social or nonsocial stimuli. Due to the unequivocal importance of behavioural inhibition assessment during childhood and to a better understanding of its role in the development of psychopathology, Reznick and colleagues developed the Retrospective Self-Report of Inhibition (RSRI) scale composed by 30 items that aimed to retrospectively assess behavioural inhibition during childhood (between the 1st and 6th school years).The aim of this manuscript is to confirm the RSRI psychometric properties in a Portuguese population and to investigate this instrument utility as a measure of behavioural inhibition during childhood. The first study, conducted with an adolescent sample (n=296) with ages ranging between 12 and 18 years old, revealed that the RSRI shows a good internal consistency and a factorial structure similar to the original version. Evidence for the existence of two factors was maintained: fear/illness related to fears in general and somatic complaints; and a social/school factor that includes items related to fears in the school context and in several social situations. In the second study, conducted with a clinical and a control group (adolescents with a social anxiety disorder diagnosis (n=76), other anxiety disorders (n=28) and without psychopathology (n=76) the scale and its dimensions were analysed regarding their discriminative power. Results show the bidirectional utility of the construct of behavioural inhibition, as assessed by the RSRI, showing that the social fears dimension presents a higher discriminative power when compared with the non-social fears dimension. Suggestions for future research include studies that reinforce these data and contribute to support the utility of this instrument for clinical research with Portuguese adolescents.

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