24 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

MARTINS, Emília da Conceição Figueiredo. Subsídios para o estudo do impacto do ensino superior no pensamento dos alunos: um estudo realizado na universidade de coimbra. []. , 24, 2, pp.155-175. ISSN 0874-2049.

^lpt^aO interesse científico pelo impacto do ensino superior no desenvolvimento dos estudantes afirma-se, progressivamente, quer pela acessibilidade da população alvo, quer pela importância atribuída àquele contexto no desenvolvimento do jovem adulto/adulto emergente. O estudo transversal aqui apresentado sobre o impacto da frequência do ensino superior no pensamento pós-formal, em alunos da Universidade de Coimbra (caloiros e finalistas), põe em evidência um impacto positivo no constructo de desenvolvimento intelectual e ético definido por Perry (1970), que se traduz na superação do dualismo e em melhorias significativas no relativismo. O género apresenta-se como uma variável que permite distinguir as performances cognitivas dos alunos, favorecendo as raparigas, e os resultados também são distintos nos diferentes estabelecimentos de ensino considerados.^len^aThe scientific inteFrest on the impact of Higher Education on students has undergone a growing development not only because of the availability of its target group, but also through the importance given to that context on the development of the youngster/adult. This horizontal study about the impact of Higher Education on the post-formal reasoning in students of the University of Coimbra (freshmen and finalists) highlights a positive impact on the construct of intellectual and ethical development defined by Perry (1970), that is evident in the overcoming of dualism and a better performance as far as relativism is concerned. Gender appears as a variable that allows making a distinction in students’ cognitive performances, favouring female students, and the results are also distinct in the different institutions analysed.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )