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Psicologia

 ISSN 0874-2049

MATIAS, Marisa; ANDRADE, Cláudia    FONTAINE, Anne Marie. Diferenças de género no conflito trabalho-família: um estudo com famílias portuguesas de duplo-emprego com filhos em idade pré-escolar. []. , 25, 1, pp.9-32. ISSN 0874-2049.

^lpt^aPortugal apresenta uma crescente participação feminina no mercado de trabalho, levando a que o modelo familiar de um único elemento a trabalhar fora de casa tenha perdido expressão. Actualmente, as famílias de duplo-emprego ultrapassam em número as famílias com um único emprego, pelo que homens e mulheres debatem-se com as novas exigências do seu trabalho e da sua família. Assim, as responsabilidades do trabalho profissional, tarefas domésticas e cuidado dos filhos não se confinam mais à divisão tradicional dos papéis de género. Deste modo, uma relação conflitual entre as duas esferas é cada vez mais evidente. Neste estudo evidenciam-se as vivências de conflito profissional e familiar de homens e mulheres de famílias de duplo-emprego (n= 492) com filhos em idade pré-escolar. Os resultados apontam que o conflito trabalho-família é distinto do conflito família-trabalho e que este processo é particularmente distinto para homens e mulheres. Os antecedentes de cada tipo de conflito são também explorados em função do género.^len^aPortugal has one of the highest rates of female employment in Europe. Therefore the male breadwinner model has become less prevalent. Nowadays, dual-earner families outnumber single earner families. Consequently, traditional gender roles seem to be outdated and men and women have to deal with new demands both in the work and family spheres. In this context, conflict relations between work and family occur. This study aims to analyse the experiences of inter-role conflict in men and women from dual-earner families with pre-school children (n= 492). Results showed that work to family and family to work conflict have different antecedents and that men and women deal and experience it differently. The antecedents of each type of conflict are also explored according to gender.

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