25 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SAMSSUDIN, Sara    BARROS, Alexandra. Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior. []. , 25, 1, pp.159-171. ISSN 0874-2049.

^lpt^aCom base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra foi constituída por 221 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005) e a Escala de Apoio Social (Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social percebido no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral.^len^aBased on the socio-cognitive theory of Bandura (1995), the aim of the present research was to study the relation between self-efficacy beliefs in the transition to work and perceived social support of college students. The sample was constituted by 221 participants. The instruments used were the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (Vieira & Coimbra, 2005) and the Social Support Scale (Vaux et al., 1986; adapted version by Antunes & Fontaine, 1994/5). The results revealed a positive and significant relation between self- efficacy beliefs and perceived social support, especially regarding perceived social support from friends and general others.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )