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Psicologia

 ISSN 0874-2049

FERREIRA, Joana Fojo; CONCEICAO, Nuno    VASCO, António Branco. Movimentação e Diferenciação Narrativa ao Longo do Processo Terapêutico: Um Estudo de Caso Longitudinal à Luz do Modelo de Complementaridade Paradigmática. []. , 25, 1, pp.173-201. ISSN 0874-2049.

^lpt^aAs narrativas são frequentemente consideradas o meio por excelência de reconhecimento e reorganização da experiência interna dos pacientes. Neste estudo procurou-se diferenciar e identificar potenciais marcadores narrativos de capacidade de processamento e, ao quantificá-los em diferentes momentos do processo terapêutico, verificar se existia evidência a favor da proposta de sequencialização do trabalho terapêutico do Meta-modelo de Complementaridade Paradigmática, em termos de estratégias gerais. Foram definidos, reconhecidos e analisados processos narrativos a nível molecular (a partir da revisão de literatura) e a nível molar (a partir da teoria do meta-modelo supra-referido) . Em ambos os casos, enfatizou-se as formas e capacidades de processamento da informação em detrimento dos conteúdos narrados. Os resultados evidenciaram diferenciação e movimentação entre as fases consideradas para processos moleculares e molares, e nestes últimos reconheceu-se um padrão de progressão narrativa de acordo com a sequencialidade proposta pelo modelo, para as fases em estudo.^len^aNarratives are frequently considered the best means for recognizing and reorganizing patients’ internal experience. In this study we tried to differentiate and identify potential narrative markers of processing capacity and, by quantifying them at different moments in the therapeutic process, check if there was evidence in favor of the proposal of sequencing of the therapeutic work, in terms of general strategies, as postulated by the Meta-model of Paradigmatic Complementarity. Narrative processes were defined, recognized and analyzed at a molecular level (based on literature review on narrative) and at a molar level (based on the meta-model identified above). In both cases processing capacities were emphasized rather than the narrated contents. Both at the molecular and molar levels, the results show differentiation and movement along the phases under scrutiny. Besides, a pattern of narrative progression was recognized at the molar level, according to the sequence proposed by the meta-model regarding the phases tapped.

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