25 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

MAGALHAES, Eunice    LOPES, João. Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório. []. , 25, 2, pp.163-180. ISSN 0874-2049.

^lpt^aA literatura sugere que o acolhimento institucional poderá ter impactopsicológico negativo na infância, nomeadamente, níveis de auto-estima reduzidos, auto-culpabilização, sentimentos de incompetência e uma percepção por parte dos jovens de uma elevada incerteza relativamente ao seu percurso de vida futuro. Neste trabalho serão apresentados resultados de um estudo comparativo ao nível do auto-conceito entre adolescentes institucionalizadas e adolescentes não institucionalizadas. O estudo envolveu 78 participantes (100% do sexo feminino) da zona Norte do país (Institucionalizadas: N=39; 50%), que preencheram a Escalade Auto-conceito de Piers-Harris para Crianças. Os resultados revelaram que asadolescentes institucionalizadas apresentam níveis globais de auto-conceito mais reduzidos, tendo-se obtido resultados idênticos para algumas dimensões do auto-conceito (aspectos intelectuais, escolares e comportamentais) . Contudo, outras áreas do auto-conceito parecem relativamente protegidas desta percepção menos positiva, o que poderá indiciar a presença de factores protectores. No futuro, outras dimensões de ajustamento psicológico deverão ser exploradas ao nível da investigação com adolescentes institucionalizados, numa abordagem multidimensional e se possível longitudinal.^len^aThe literature suggests that institutionalization may negatively impact adolescents who may show low self-esteem, self-blaming statements, feelings of incompetence and a perception of uncertainty concerning to the future. This paper presents results of a study of self-concept among institutionalized and non institutionalized adolescents. The study involved 78 participants (100% females) from the north of Portugal (Institutionalized: N=39; 50%) who completed the Scale of Self-concept of Piers-Harris for Children. The results showed that institutionalized adolescents report lower levels of global self-concept as well as low intellectual, academic and behavioral self-concept. However, other dimensions of self-concept seem fairly protected, which may show that there are protector factors. In the future research, other psychological dimensions should be explored with institutionalized adolescents, with multidimensional and longitudinal approaches.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )