26 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

ANTONIO, Raquel et al. Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal. []. , 26, 1, pp.17-32. ISSN 0874-2049.

^lpt^aO presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­‑se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­‑vítimas. Defende­‑se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.^len^aThe present study intended to explore the phenomenon of homophobic bullying in Portugal, concerning its prevalence, consequences and ways of aggression. Through an online questionnaire, distributed to the local core network of the ex aequo association, and completed by 184 students, it was found that the school grounds is a main location for the occurrence of this phenomenon, just as the international studies revealed. The results indicate that psychological violence and victimization of boys are more prevalent; aggressive behaviors are devalued; the witnessed situations lack intervention; there are significant psychological consequences for the victims of homophobic bullying, compared to non­‑victims. It is argued for the importance of developing awareness programs, creating protective measures for victims, and further investigation of this issue.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )