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Psicologia

 ISSN 0874-2049

COSTA, Pedro Alexandre; PEREIRA, Henrique    LEAL, Isabel Pereira. Homoparentalidade: o estado da investigação e a procura da normalização. []. , 26, 1, pp.55-69. ISSN 0874-2049.

^lpt^aAs competências parentais de mulheres lésbicas e de homens gays têm sido contestadas com base em diversos argumentos assentes no pressuposto de que a sua orientação sexual implica uma menor capacidade parental. Esta contestação legal, política e social, parece no entanto não conhecer eco na comunidade científica. A quantidade de estudos dedicados à parentalidade homossexual tem crescido exponencialmente e revelado que a orientação sexual de pais e mães não influencia negativamente o desenvolvimento das crianças. Através de uma revisão teórica de estudos pretende­‑se situar o estado da investigação na área da homoparentalidade adoptando uma visão crítica dos principais paradigmas de investigação e da forma como estes influenciam as conclusões dos estudos. Conclui­‑se que a inexistência de diferenças entre famílias homoparentais e famílias heteroparentais é equívoca, e que os esforços de normalização e minimização de eventuais diferenças comprometem o conhecimento científico sobre estas famílias.^len^aParenting skills of lesbian women and gay men have been challenged based on a number of arguments that are based on the assumption that sexual orientation is an indicator of lesser parental capacity. Nevertheless, this legal, political, and social argument, does not seem to echo in the scientific community. The amount of studies dedicated to homosexual parenting have grown exponentially and consistently revealed that parents’ sexual orientation does not negatively influence child development. Through a theoretical review of studies, it is intended to place the state of research on parenting by homosexuals taking a critical view of the main research paradigms and how these influence the conclusions drawn from the studies. It is concluded that the inexistence of differences between homosexual and heterosexual families is misleading, and that efforts of normalization and minimization of differences undermines the scientific knowledge about these families.

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