26 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

REBELO, Isabel    DUARTE, António. Concepções de aprendizagem com o computador em estudantes universitários. []. , 26, 2, pp.87-111. ISSN 0874-2049.

^lpt^aTendo como objectivo conhecer as representações dos estudantes sobre a aprendizagem mediada pelo computador, este estudo pretendeu testar a eventual replicação, no que toca à ideia do computador como meio de aprendizagem, das variantes da concepção de aprendizagem propostos pela perspectiva “fenomenográfica”, assim como revelar concepções possivelmente novas. Este estudo baseou­‑se em entrevistas semi­‑estruturadas centradas em quatro dimensões de análise das concepções de aprendizagem com o computador: dimensão referencial (o que é a aprendizagem com o computador); processual (como se aprende com o computador); contextual (onde se aprende com o computador) e dimensão funcional (para que se aprende com o computador). Os resultados derivaram de uma análise de conteúdo das respostas e revelaram alguma correspondência entre as concepções de aprendizagem com o computador e as concepções de aprendizagem em geral, conhecidas da investigação fenomenográfica (i.e. a aprendizagem enquanto acumulação de informação, enquanto compreensão ou enquanto obtenção de classificações). Estas concepções comportam variantes que o estudo permitiu diferenciar e que replicam ou inovam o leque de concepções de aprendizagem conhecido. Para além disso emergiu uma concepção nova, que salienta a eficiência e organização envolvida na aprendizagem com o computador.^len^aThis study had the goal of knowing about students’ representations on computer mediated learning by testing the eventual replication, concerning the idea of the computer as a learning medium, of the variants of conceptions of learning proposed by “phenomenography”. The study was based on semi­‑structured interviews centred on four dimensions of conceptions of learning with the computer: referential dimension (what is computer­‑based learning); procedural dimension (how does learning with computers occur); contextual dimension (where does learning with computers occur); functional dimension (what is the function of learning with computers). Students` answers were subjected to content analysis and results showed that conceptions of learning with computers match, to some extent, with the major general learning conceptions found by phenomenographic research (i.e. learning as cumulating information, as understanding or as making the grade). These conceptions vary in sub­‑conceptions that the study allowed to differentiate, and that replicate or innovate de range of known conceptions of learning. Besides, a new conception of learning emerged that emphasizes efficiency and organization involved in learning with computers.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )