26 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

STOCKER, Joana    FARIA, Luísa. Competência percebida no ensino secundário: do conceito à avaliação através de um questionário compósito. []. , 26, 2, pp.113-140. ISSN 0874-2049.

A competência percebida no domínio da realização académica corresponde aos juízos que os alunos constroem acerca das suas capacidades e competências pessoais, influenciando a respectiva motivação e desempenho. Este construto será analisado no quadro de um modelo conceptual compreensivo que integra diferentes dimensões motivacionais: concepções pessoais de inteligência, dimensões causais, auto­‑conceito e auto­‑eficácia académicos e competência emocional, propondo­‑se uma medida de avaliação compósita com 162 itens, o Questionário Compósito de Competência Percebida (QCCP). Serão apresentadas as fases de construção e adaptação - estudo­‑piloto com 385 alunos e estudo de validação com 1794 alunos, todos do secundário -, bem como os resultados de análises psicométricas com o QCCP. Este extraiu 44% da variância total, revelou alphas entre 0,73 e 0,94, correlações positivas entre a maior parte das dimensões, e um ajustamento local e global aceitável, após reespecificação do modelo estrutural mais representativo dos dados empíricos.

: competência percebida; motivação escolar; realização escolar; ensino secundário; modelação de equações estruturais.

        ·     · |     · ( pdf )