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Psicologia

 ISSN 0874-2049

BRAGA, João Niza; GARCIA­‑MARQUES, Leonel    FERREIRA, Mário Boto. Cognição social fora do laboratório não é peixe fora de água: o caso do efeito de ancoragem. []. , 26, 2, pp.141-166. ISSN 0874-2049.

^lpt^aA aplicabilidade da investigação laboratorial a contextos “reais” é um problema comummente discutido nas ciências sociais, em particular na psicologia experimental. Ou seja, até que ponto os estudos feitos em ambientes artificiais nos permitem retirar conclusões e aplicações em contextos “reais”? Este artigo propõe­‑se a contribuir para a desmistificação deste “problema”, recorrendo ao caso do efeito de ancoragem. O efeito de ancoragem - a assimilação de uma estimativa numérica sobre um alvo a um valor­‑standard - descrito inicialmente por Tversky e Kahneman (1974), cedo se revelou um efeito experimental extremamente consistente e com implicações práticas. Assim, revemos aqui exemplos de manifestações do efeito de ancoragem em diversos contextos, como nas decisões de consumo, económicas ou judiciais. Exploramos, ainda, as principais hipóteses explicativas do efeito de ancoragem e em que medida, essas teorias e testes às mesmas, permitiram compreender o fenómeno e gerar evidências das suas manifestações em variados contextos aplicados.^len^aThe applicability of laboratory investigation to “real­‑life” contexts is a common problem attributed to social sciences, in particular to experimental psychology. The question is: to what extent do the studies conducted in artificial environments allow us to draw conclusions and applications in real­‑life contexts? This article proposes to contribute to the demystification of this "problem", using the anchoring effect as a case­‑study. The anchoring effect - the assimilation of a numerical estimate about a target to a standard value - described by Tversky and Kahneman (1974), soon proved to be an experimental effect with great consistency and a lot of practical implications. Therefore, we present some evidences of anchoring effects in several contexts such as consumer, economic or judicial decisions. We also explore the main hypothesis about anchoring effect, and to what extent these theories and tests to these theories allowed to understand the anchoring phenomenon and to generate evidence of its manifestations in multiple applied contexts.

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