27 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

ANTUNES, Carla    MACHADO, Carla. A elaboração narrativa no abuso sexual: o papel das vítimas enquanto protagonistas no processo de mudança. []. , 27, 1, pp.157-180. ISSN 0874-2049.

^lpt^aA investigação no domínio do abuso sexual na infância e adolescência tem vindo a reportar uma variedade de potenciais consequências adversas da experiência abusiva no desenvolvimento das vítimas, sendo relativamente escasso o estudo dos fatores que caracterizam as trajetórias desenvolvimentais adaptativas/resilientes. Neste sentido, foi realizado um estudo com vítimas de abuso sexual (a partir do modelo narrativo de White e Epston), cujo objetivo passou pela compreensão da experiência de abuso e dos processos de mudança associados. Foram realizadas 16 entrevistas qualitativas em profundidade com vítimas de abuso sexual, cujos dados foram submetidos a um processo de grounded analysis e de codificação através do Sistema de Codificação dos Momentos de Inovação (MIs). Os resultados refletem uma considerável diversidade de MIs, sendo o MI mais saliente o de Reflexão, enquanto o de Reconceptualização surge sub­‑representado. Os recursos identificados pelas crianças/jovens para a mudança incluem essencialmente a dimensão de suporte social (pares, família e professores), sendo a revelação, as expectativas de justiça, as crenças religiosas e a construção de novas significações para o self dimensões que reforçam a perceção de competência pessoal e controlo. O modelo narrativo revelou­‑se útil na compreensão das dinâmicas de significação destas crianças/jovens em torno do seu processo de mudança, sendo de salientar o seu papel enquanto “protagonistas” ativos nas suas narrativas pessoais de abuso.^len^aThe research on sexual abuse in childhood and adolescence has been reporting a variety of potential adverse consequences of abusive experience in the victims’ development, but it is relatively scarce on the factors that characterize the adaptive/resilient development. In this sense, a study was conducted with victims of sexual abuse (based on the narrative model of White and Epston), whose purpose was to understand the abusive experience and the associated change processes. 16 in­‑depth qualitative interviews were conducted with victims of sexual abuse and the data was submitted to a process of grounded analysis and coding, using the of Innovation Moments Coding System. The results reflect a considerable diversity of IMs, with Reflection as the most salient IM while Reconceptualization appears underrepresented. The change resources identified by the children include social support (peers, family and teachers), the disclosure, expectations of justice, religious beliefs and the construction of new meanings for the self. These resources were viewed as dimensions that reinforce the personal competence and the perception of control. The narrative model was useful in understanding the dynamics of meaning of the process of change, emphasizing the role of children as active “protagonists” of their personal narratives of abuse.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )