28 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SANTOS, Maria Helena    AMANCIO, Lígia. Perceção de justiça, discriminação e sexismo. []. , 28, 1, pp.63-76. ISSN 0874-2049.

^lpt^aEste artigo teórico analisou as dinâmicas intergrupais e a mudança social, particularmente no caso das categorias de sexo e das relações de género, no sentido de perceber a persistência das discriminações e destacar as condições que contribuem para esta. O artigo articula diferentes níveis de análise, sobretudo ao nível intergrupal e ideológico, para conhecer a perspetiva dos envolvidos e entender as condições que levam os membros dos grupos dominados a adotar (ou não) ações que melhorem a situação. Demonstra, nomeadamente, que estes grupos vivem um estado de ambiguidade face às consequências do preconceito e discriminação a que são sujeitos e que, por isso, nem sempre percebem que são discriminados. Este sentimento, também entendido como uma estratégia de coping, não contribui para a mudança, porque limita o envolvimento das pessoas em ações que conduzam à alteração da situação.^len^aThis theoretical paper examined the intergroup dynamics and the social change, particularly in the case of the categories of sex and gender relations, in order to understand the persistence of discrimination and highlight the conditions that contribute to this. The article articulated different levels of analysis, especially at intergroup and ideological level, to ascertain the perspective of those involved, particularly members of dominated groups, to understand the conditions that lead them to adopt (or not) actions to improve the situation. It shows that this groups live a state of ambiguity regarding the consequences of prejudice and discrimination that they are subjected to and, for that, they do not always realize that they are being discriminated. This sentiment, also understood as a strategy of coping, does not contribute to social change, because it limits people's involvement in actions that lead to change of the situation.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )