28 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

PEDROSO-LIMA, Margarida et al. A versão portuguesa do NEO-FFI: Caracterização em função da idade, género e escolaridade. []. , 28, 2, pp.01-10. ISSN 0874-2049.

^lpt^aO presente estudo tem como objetivo apresentar dados descritivos e multivariados obtidos com o NEO-FFI, uma versão reduzida do NEO-PI-R, com uma amostra de participantes portugueses. Para tornar possível este objetivo, o inventário de personalidade foi administrado a 1178 sujeitos, 68% do sexo feminino, e com idades compreendidas entre os 18 e os 90 anos (M = 41.8, DP = 22.3). A versão portuguesa do NEO-FFI reflete a universalidade das dimensões básicas da personalidade podendo, por conseguinte, ser usada como uma versão fiável do NEO-PI-R. Estes dados reforçam os resultados obtidos internacionalmente, e serão discutidos no presente artigo à luz da literatura sobre o modelo dos cinco fatores. Os resultados revelam ainda um efeito significativo do sexo e da escolaridade ao nível da personalidade (controlando a variável idade), especificamente, no que diz respeito às dimensões de Abertura à Experiência, Neuroticismo, Conscienciosidade e Amabilidade. No que se refere à Extroversão não foram encontrados efeitos significativos das variáveis individuais referidas. Verificámos ainda que à medida que a idade avança diminuem as pontuações de Extroversão e de Abertura à Experiência.^len^aThe present study aims to present descriptive and multivariate data obtained with the NEO-FFI, a reduced version of the NEO-PI-R, with a sample of Portuguese participants. To make possible this objective, the personality inventory was administered to 1178 subjects, 68% were female, with ages between 18 and 90 years (M = 41.8, SD = 22.3). The Portuguese version of the NEO-FFI reflects the universality of basic dimensions of personality and may, therefore, be used as a reliable version of the NEO-PI-R. These data reinforce the results obtained internationally, and will be discussed in this article at the light of the literature about the five factor model. The results also reveal a significant effect of gender and educational level on personality (controlling age), specifically with regard to the dimensions of Openness, Neuroticism, Conscientiousness and Agreeableness. Concerning Extroversion this significant effects were not found. We also encountered that, with age, the scores in Extroversion and Openness tend to get lower.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )