29 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

BARDAGI, Marucia Patta    ALBANAES, Patricia. Relações entre Adaptabilidade de carreira e personalidade: Um estudo com universitários ingressantes brasileiros. []. , 29, 1, pp.35-44. ISSN 0874-2049.

^lpt^aIdentificar os fatores que influenciam a experiência universitária dos estudantes é importante para a pesquisa no desenvolvimento de carreira e permite uma maior compreensão da adaptação acadêmica dos alunos. Este estudo investigou as relações entre traços de personalidade e adaptabilidade de carreira em universitários ingressantes brasileiros. 359 alunos participaram (59.3% mulheres), com idade média de 20.6 anos, que responderam a perguntas biodemográficas, uma escala de adaptabilidade de carreira e uma lista de marcadores de personalidade. Foram encontradas correlações significativas entre adaptabilidade e todas as dimensões da personalidade. Não houve diferenças significativas entre os sexos na adaptabilidade e os estudantes de Humanidades tiveram escores significativamente mais baixos em preocupação de carreira do que alunos de outras áreas. Os resultados favorecem a discussão sobre o impacto das características de entrada dos estudantes para a adaptação e o engajamento acadêmico.^len^aIdentify factors that influence students’ university experience is important to research in career development and allows a greater understanding of the students’ academic adaptation. This study investigated relations between personality traits and career adaptability in Brazilian university freshmen. 359 students participated (59.3% women) with a mean age of 20.6 years, who responded to biodemographic questions, a career adaptability scale, and a list of personality traits. Significant correlations were found between adaptability and all personality dimensions. There were no significant gender differences in adaptability, and students of Humanities had significantly lower scores in career concern than students from other areas. The results incite discussions on the impact of students’ incoming characteristics for adaptation and academic engagement.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License