29 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

RAMOS, Maély Holanda; SILVA, Simone Souza    PONTES, Fernando Ramos. Panorama das pesquisas sobre crenças coletivas de eficácia docente. []. , 29, 2, pp.33-46. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v29i2.1012.

^lpt^aEficácia coletiva docente refere-se às crenças de um professor na capacidade dos membros do seu grupo para obterem sucesso numa determinada ação pedagógica. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de professores, na perspectiva social cognitiva. Torna-se por base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Para tanto, foram analisados 30 artigos resultantes de buscas realizadas nas bases de dados da CAPES-periódicos, referentes ao período entre 2000 a 2014. Para análise dos dados aplicou-se estudo das redes de relações para identificar as conexões entre as variáveis investigadas nos artigos por meio de grafos. Os resultados indicaram que nos artigos investigados algumas variáveis alcançaram destaque, pois foram mais frequentemente relacionadas à eficácia coletiva, a saber: autoeficácia docente, desempenho de alunos e situação socioeconômica. Isto indica que estas variáveis podem influenciar a eficácia coletiva. Notou-se que os estudos indicaram uma influência recíproca entre autoeficácia e eficácia coletiva. Isto sugere que, apesar de serem construtos distintos, estas variáveis são interdependentes.^len^aTeacher collective efficacy refers to the beliefs of a teacher regarding the capacity of group members to succeed in a particular pedagogical action. This article aims to make an overview of research on collective efficacy of teachers in a social cognitive perspective framed by the Social Cognitive Theory of Albert Bandura. A total of 30 articles were analyzed resulting from searches in the databases of the CAPES-Journals from 2000 to 2014. For data analysis, we applied the study of networks relations to identify the connections among the variables investigated on the articles through graphs. Results indicate that in those papers some variables were most often related to collective efficacy, namely: teachehs self-efficacy, student performance and socioeconomic status. This indicates that these variables can influence collective efficacy. It was observed that the studies indicate a reciprocal influence between self-efficacy and collective efficacy. This suggests that, even if different constructs, these variables are interdependent.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License