30 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

LINS, Samuel Lincoln Bezerra et al. Evidências de validade da Escala de Orientação para a Comparação Social (INCOM) para o contexto de adolescentes portugueses. []. , 30, 1, pp.1-14. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1034.

^lpt^aNeste estudo procuramos validar a escala Iowa-Netherlands Comparison Orientation Scale numa amostra de adolescentes portugueses. Esta escala mede níveis de orientação da comparação social. Participaram no estudo 238 estudantes portugueses, com idades entre os 13 e os 18 anos (M = 15.43, DP = 1.76). Verificou-se que a estrutura da escala estava de acordo com a versão original do instrumento, dividindo-se em duas dimensões com índices satisfatórios de consistência interna: Opiniões e Aptidões. A dimensão Opiniões correlacionou-se positivamente com a Autoestima e o Materialismo, e a dimensão Aptidões apresentou correlações positivas com o Self-comparado, o Materialismo e a Impulsividade na compra. No que diz respeito às diferenças de sexo, as raparigas apresentaram médias superiores na dimensão de Opiniões e os rapazes em Aptidões. Os resultados confirmam a adequação da versão portuguesa da escala para avaliar a tendência para a comparação social em adolescentes.^len^aThe aim of this study was to translate and search for validity evidence of Iowa-Netherlands Comparison Orientation Scale for adolescents' Portuguese context. This scale assesses levels of social comparison orientation. Participants were 238 adolescents, with ages between 13 and 18 years (M = 15.43, SD = 1.76). We verified that scale structure was in line with the original instrument version. Two dimensions emerged: Opinions and Abilities, both with satisfactory internal consistency indices. The dimension Opinions correlated positively with Self-esteem and Materialism; Abilities showed positive correlations with Self-compared, Materialism and Impulse buying. Regarding sex differences, girls showed higher mean for Opinions; boys higher mean for Abilities. Our results strengthen the Portuguese scale version adequacy to assess a tendency towards social comparison in adolescents.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License