30 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

CAMPOS, Francisco Ascenso; SIMOES, Vera Costa    FRANCO, Susana Alves. A qualidade em atividades de grupo de fitness: construção e validação do questionário “Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo” (QIF-AG). []. , 30, 1, pp.37-48. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1069.

^lpt^aSabendo que comportamentos inadequados ou não gostar do instrutor são motivos invocados pelos praticantes de atividades de grupo de fitness para abandonar a prática, é cada vez mais recomendado aos ginásios implementar estratégias para diminuir o abandono e aumentar a fidelização dos praticantes (Franco, Pereira, & Simões, 2008). Pelo referido, é objetivo deste trabalho construir e validar um questionário que permita avaliar a qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness. A construção teve por base um modelo teórico constituído por 4 dimensões e 25 categorias (Campos, 2015). Após cumprimento das várias fases subjacentes a este processo, nomeadamente após análise fatorial exploratória e confirmatória, o questionário QIF-AG é considerado válido, apesar de com algumas limitações, apresentando uma estrutura fatorial com 2 fatores correlacionados: Qualidade Relacional (11 itens) e Qualidade Técnico-pedagógica (14 itens).^len^aKnowing that inadequate behaviors or don't like of the instructor are reasons presented by group fitness participants to dropout, it is increasingly recommended to gyms to apply strategies do decrease the dropout and increase the loyalty of participants (Franco, Pereira, & Simões, 2008). By that, the aim of this study is to construct and validate a questionnaire to assess the quality of the group fitness instructor. The construction was based on a theoretical model with 4 dimensions and 25 categories (Campos, 2015). After completing of the several underlying phases of this process, in particular after the exploratory and confirmatory factor analysis, the questionnaire QIF-AG is considered valid, although with some limitations, presenting a factorial structure with 2 correlated factors: Relational Quality (11 items) and Technical-pedagogical Quality (14 items).

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License