30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

ASSUMPCAO, Valéria de; MACARA, Ana; JANUARIO, Carlos    WACHOWICZ, Fátima. Estudo preliminar: Validação do questionário “CDC - Corpo, Dança e Comunidade” para adolescentes de 12-18 anos. []. , 30, 2, pp.15-24. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1127.

^lpt^aEste artigo apresenta um segundo estudo preliminar desenvolvido para construir e validar o questionário CDC (Corpo, Dança e Comunidade) para jovens praticantes de 12 a 18 anos do Núcleo de Arte da Prefeitura do Rio de Janeiro. O referencial teórico foi baseado em estudos relacionados com as dimensões corporal (Figueiredo, 2013; Furhmann, 2014), afetiva (Damásio, 2013, 2012; Figueiredo, 2011) social (Fuhrmann, 2008; Marques, 2010, 2014; Shapiro, 2008) e da adolescência (Lipp, 2010; Matos & Tomé, 2012). O instrumento foi aplicado a 50 jovens com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos. Com base nos resultados do estudo, obteve-se a consistência interna do questionário e suas subescalas. Os resultados do estudo apontam valores de consistência interna adequados, bem como benefícios da prática da dança assinalados pelos jovens nas dimensões física, afetiva e social. Na dimensão física assinala-se uma melhor expressividade do corpo e autoperceção das emoções expressas ao dançar; na dimensão afetiva o desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e bem-estar e na dimensão social uma melhor interação e participação social com a família, escola, comunidade e membros do Núcleo de Arte.^len^aThis article presents the second preliminary study designed to develop and validate the questionnaire CDC (Body, Dance and Community) for young dance practitioners from the Art Centers of Rio de Janeiro City Hall. The theoretical framework was based on studies related to the physical dimension (Figueiredo, 2013; Furhmann, 2014), affective dimension (Damásio, 2014; 2013; Figueiredo, 2011), social dimension (Fuhrmann, 2008; Marques, 2010; 2014; Shapiro, 2008) and adolescence (Lipp, 2010; Matos & Thomas, 2012). The instrument was applied to 50 subjects aged from 12 to 16 years old. Based on the results of this study, we obtained the internal consistency of the questionnaire and its subscales. The results from the study point adequate values for the internal consistency of the questionnaire and  identify benefits derived from the practice of dance by young people, namely in the physical dimension trough a better expressiveness and self-perception of emotions expressed while dancing, as well as in an affective dimension, through the development of feelings of self-confidence and well-being and in a social dimension by the impact of dance on a better interaction and social participation with family, school, community and among members of the art center.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License