30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

DIAS, Paulo César; CADIME, Irene    PERIM, Paulo Castelar. Evidência adicional para a estrutura da Resilience Scale em países de Língua Portuguesa: Um estudo de invariância com adolescentes brasileiros e portugueses. []. , 30, 2, pp.33-46. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1125.

Especialmente desde as últimas décadas do século 20, a investigação sobre a resiliência contribuiu para aumentar o conhecimento sobre a forma como as pessoas lidam com a adversidade e a superam de uma forma positiva. Tendo em conta que este tópico de investigação é relativamente recente, continua a existir algum debate em torno das teorias e dos instrumentos de medida da resiliência. Neste estudo pretendeu-se explorar a invariância da estrutura fatorial de uma das medidas de resiliência mais utilizadas - a Resilience Scale (RS) desenvolvida por Wagnild e Young-, entre adolescentes Portugueses e Brasileiros. Utilizou-se uma amostra de 969 adolescentes, com idades que variavam entre os 13 e os 18 anos. Com recurso à análise fatorial confirmatória, testaram-se estruturas de cinco e de dois fatores para a escala completa composta por 25 itens, bem como uma estrutura unidimensional para uma versão reduzida da escala composta por 14 itens. Depois de determinada a estrutura fatorial mais ajustada, realizou-se uma análise multi-grupo para testar a invariância da medida entre as amostras de adolescentes Portugueses e Brasileiros. As estruturas de cinco e de dois fatores obtiveram um ajustamento pobre. A estrutura unidimensional revelou-se ajustada em ambas as amostras. Além disso, obteve-se evidência de invariância parcial para a estrutura unidimensional relativa à versão reduzida. Estes resultados sugerem que a versão reduzida da RS pode ser utilizada para estudos transculturais na área da resiliência em ambos os países e que as estruturas de cinco e de dois fatores são inadequadas para propósitos de comparação.

: Resiliência; Invariância de medida; Estudos transculturais; Adolescentes.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License