30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

DIAS, Paulo et al. Atitudes dos pares sobre a inclusão: Contributos da adaptação de um instrumento. []. , 30, 2, pp.95-106. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1099.

^lpt^aPara uma plena inclusão educativa, são centrais as interações entre todos os alunos. Apesar da importância das suas atitudes e comportamentos, os pares são um dos grupos menos estudados. Em dois estudos, procuramos uma estrutura com boa validade e fidelidade da escala Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps junto de estudantes Portugueses para, posteriormente, analisar as atitudes das crianças e adolescentes em relação à inclusão. A partir de análises factoriais exploratórias e confirmatórias, foi encontrada uma solução mais curta, mantendo uma estrutura multidimensional com boa validade e fidelidade. Com o instrumento, foi possível encontrar diferenças entre rapazes e raparigas e uma relação entre idade e a dimensão cognitiva. Ainda, o contacto com pares com NEE aparece como factor determinante nas atitudes, seja entre os alunos com familiares, com amigos ou com colegas com NEE pela primeira vez na turma Os resultados e suas implicações são discutidos.^len^aFor a full educational inclusion it is necessary the interaction among all students. Despite the importance of the attitudes and behaviours, peers are one of the least studied. In two studies we search for a structure with good validity and reliability of the Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps scale toward Portuguese students to, afterwards, analyse children and adolescents of the attitudes regarding inclusion. From exploratory and confirmatory factor analysis, a shorter solution was found, keeping a multidimensional structure with good validity and reliability. With the instrument, it was possible to find differences between boys and girls and a relationship between age and cognitive dimension. Yet, contact with SEN peers appears as a determining factor in the attitudes, either among students with SEN family, SEN friends or SEN colleagues for the first time in the class. The results and their implications are discussed.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License