31 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

PINHEIRO, Ana Filipa; FERNANDES, Otília Monteiro    RELVA, Inês Carvalho. Fratria: Tratamento parental diferenciado e estados emocionais negativos. []. , 31, 1, pp.17-26. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i1.1140.

Para compreendermos a dinâmica familiar, temos de conhecer a constituição da família, pois são as características dos seus membros e das relações entre eles que influenciam essa dinâmica, nomeadamente, o número de filhos e as experiências diferenciadas, como a perceção da justiça e as doenças, que cada um deles tiveram e têm. Nesta amostra de 244 adolescentes verificámos que os adolescentes do sexo masculino sentem uma maior diferenciação ao nível do tratamento parental comparativamente aos adolescentes do sexo feminino, e que a depressão se correlaciona positivamente com o tratamento materno diferenciado, tendo este, assim, um contributo significativo para o aparecimento da depressão nos adolescentes. Como o tratamento materno diferenciado parece influenciar o bem-estar emocional dos adolescentes, parece-nos importante que se façam mais investigações de modo a compreender melhor qual o seu impacto e as suas repercussões na vida dos filhos, quer na adolescência, quer na infância.

: Tratamento parental diferenciado; Relação entre irmãos; Estados emocionais; Relação parental.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License