31 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

PINTO, Rita; FRANCISCO, Rita    SANTOS, Renato Pessoa dos. Impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar. []. , 31, 2, pp.105-120. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1249.

^lpt^aPretende-se com este estudo conhecer o impacto das missões internacionais no bem-estar dos filhos de militares e a forma como a comunidade escolar pode promover um ajustamento positivo destes durante uma missão. Neste estudo exploratório e qualitativo participaram nove alunos, filhos de militares, e oito professores que lidam e/ou lidaram com este tipo de estudantes (N = 17). Realizaram-se três focus groups, cujas transcrições foram analisadas através de procedimentos de análise temática, com recurso ao software QSR Nvivo 10. Os resultados revelaram que as dificuldades associadas à adaptação dos jovens durante a missão estão relacionadas com alterações emocionais e com mudanças nas rotinas familiares, salientando-se os pares e a mãe como importantes fontes de suporte. Para um ajustamento positivo destes alunos a comunidade escolar pode contribuir significativamente através da articulação com os pais e com a instituição militar. São discutidas algumas linhas orientadoras para o desenvolvimento de programas de promoção do ajustamento destes jovens.^len^aThis study intends to acknowledge the impact of international missions on the well-being of military children, and how school community can promote a positive adjustment during missions. In this exploratory and qualitative study participated nine students, whose parents are military, and eight teachers dealing and/or dealt with such students (N = 17). There were three focus groups whose transcriptions were analyzed according to the thematic analysis procedures, using the software QSR Nvivo 10. The results showed that difficulties associated with adaptation of youngsters during the international mission are related to emotional changes and changes in family routines, emphasizing the role of peers and the mother as important sources of support. To a positive adjustment of these students the school community can contribute significantly, in articulation with their parents and the military organization. Guidelines to develop programs about these youngsters’ adjustment are discussed.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License