32 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

MOTA, Catarina Pinheiro; COSTA, Mónica    MATOS, Paula Mena. Escola e instituição: Relações significativas e autoconceito de adolescentes em acolhimento residencial. []. , 32, 1, pp.87-100. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1277.

^lpt^aO presente estudo testa o efeito preditor da qualidade da ligação a figuras significativas (professores, funcionários da escola e da instituição) no desenvolvimento do autoconceito dos jovens. Pretende-se ainda testar o efeito mediador da qualidade da ligação aos pares e o efeito moderador do tempo de acolhimento residencial nesta associação. A amostra é composta por 400 jovens em acolhimento residencial entre os 12 e 18 anos de ambos os sexos, do Norte e Centro de Portugal. Os resultados sublinham a importância da qualidade da ligação às figuras significativas de afeto para o de um autoconceito positivo. A ligação aos pares mostra-se relevante corroborando o papel mediador no desenvolvimento do autoconceito. O tempo de acolhimento residencial não se mostrou significativo na relação entre a qualidade da ligação estabelecida com os adultos significativos e o autoconceito. À luz da teoria da vinculação realça-se a importância das ligações seguras entre adultos e jovens.^len^aThis study aims tests the predictive effect of the quality of relationship to significant figures (teachers, school and institutional staff) in the development of self-concept of young people. Also tests the mediational effect of the quality of relationship to peers and the moderating effect of the time of residential care in this association. The sample was composed by 400 institutionalized young people, between 12 and 18 years from both genders, in Portugal. The results underline the importance of the quality of the relationship to the significant figures of affection (in school and institution) for the development of a positive self-concept. The relationship with peers shows to be relevant corroborating the mediational role in the development of self-concept. The time of residential care didn’t show significant relationship between the quality of relationship established with significant adults and self-concept. Attachment theory emphasizes the importance of secure relationships between adults and young people.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License