32 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

PRIOSTE, Ana et al. Escala das Dimensões do Desenvolvimento da Identidade: Estudos psicométricos iniciais. []. , 32, 2, pp.1-13. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1244.

^lpt^aEste estudo apresenta o processo de desenvolvimento e os estudos psicométricos iniciais da Escala das Dimensões do Desenvolvimento Identitário (DIDS), um instrumento que avalia os processos de desenvolvimento da identidade. Participaram no estudo 403 indivíduos (15-29 anos), que responderam a um questionário de dados sociodemográficos, à DIDS e ao Inventário da Sintomatologia Psicológica (ISP). Foram analisadas as características psicométricas da DIDS. Para o estudo da validade de construto foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As validades convergente e discriminante foram analisadas através: da Variância Extraída Média (VEM); da comparação dos valores de VEM com os valores de correlação ao quadrado entre os fatores; e das correlações entre os processos de desenvolvimento da identidade e o ISP. A DIDS apresentou índices satisfatórios de fiabilidade compósita e consistência interna e a estrutura fatorial proposta foi confirmada. Os resultados sugerem que o instrumento poderia tornar-se mais fiável com o aumento do número de itens em alguns fatores e a eliminação de alguns itens existentes. No entanto, a DIDS é um instrumento passível de ser usado na medição do desenvolvimento identitário em adolescentes e adultos emergentes portugueses.^len^aThis paper presents the development process and the initial psychometric studies of the Dimensions of Identity Development Scale (DIDS), an instrument for assessing identity development processes. The study involved 403 participants (ages ranging from 15 to 29 years) who answered the DIDS, the Brief Symptom Inventory (BSI) and a questionnaire about socio-demographic information. We analyzed the psychometric properties of DIDS. We conducted a confirmatory factorial analysis to study the construct validity. Convergent and discriminant validity were analyzed through: the Average Variance Extracted (AVE); the comparison between the VEM values with the value of the correlation to square between the factors; and the correlations between the BSI and the identity processes. The Portuguese version of DIDS showed acceptable composite reliability, internal consistency, and the proposed factorial structure was confirmed. The results suggest that DIDS would be more reliable by increasing of the number of items in some factors and eliminating some existing items. However, DIDS is an instrument that can be used to measure identity development processes among Portuguese adolescents and emerging adults.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License