32 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

GRANJO, Manuel    PEIXOTO, Francisco. Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. []. , 32, 2, pp.27-40. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1343.

^lpt^aEste estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.^len^aThis study analyzes the differences introduced by gender, teaching experience and school religious orientation on ethical and affective dimensions of teacher identity. An online questionnaire was filled by 450 Portuguese teachers (68% female) aged 21 to 73 years (M = 41, SD = 9.56). Teachers were from private schools all around the Portuguese territory and Madeira Island, and had an average of 15.5 years of teaching experience (SD = 9.47). The results showed that female teachers express more favourable self-perceptions in ethical orientation, professional knowledge and conduct, and in the affective commitment to the school. Teaching experience introduced differences in professional self-concept and some of its dimensions; the affective commitment increases with experience, favouring the more experienced group, while the instrumental commitment decreases. Teachers in schools with religious orientation presented more favourable self-perceptions in their relationship with students, their satisfaction, and their affective commitment to the school.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License