32 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

GRANJO, Manuel    PEIXOTO, Francisco. Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. []. , 32, 2, pp.27-40. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1343.

Este estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.

: Identidade docente; género; tempo de serviço; orientação religiosa da escola.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License