32 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

MOTA, Catarina Pinheiro    PINHEIRO, Mónica. Estilos parentais, bullying e o papel mediador da sintomatologia psicopatológica em adolescentes e jovens adultos. []. , 32, 2, pp.41-55. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1345.

O bullying constitui um fenómeno que embora tenha vindo a assumir grandes repercussões nas últimas décadas, continua a carecer de uma abordagem compreensiva e relacional face às vivências dos jovens. O presente estudo teve como objetivo analisar os estilos parentais percebidos, quer relativamente à mãe, quer relativamente ao pai, e testar o seu papel no envolvimento em comportamentos de bullying, assim como, analisar o papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos de idade (M = 17.22; DP = 2.50). Os resultados apontam para uma associação significativa dos estilos parentais dos pais face aos comportamentos de bullying e ainda para existência de um papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação entre estilos parentais e comportamentos de bullying. Os resultados serão discutidos à luz da teoria de Baumrind, assumindo a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento psicológico e comportamental nos adolescentes e jovens adultos.

: Estilos parentais; bullying; sintomatologia psicopatológica; adolescentes e jovens adultos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License