34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

CHAMBEL, Maria José; CARVALHO, Vânia Sofia    NETO, Mariana. O modelo das exigências-controlo e a saúde mental dos empregados: O papel mediador do conflito trabalho-família. []. , 34, 1, pp.13-23. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1467.

Este estudo dois objetivos: analisar o efeito das características do trabalho propostas no modelo Job Demands-Control no conflito trabalho-família (WFC), e o efeito desta variável na saúde mental; considerar o papel mediador do WFC entre estas características do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores. As hipóteses foram testadas, usando modelos de equações estruturais, em dois momentos, separados por um período de 6 meses, numa amostra de 958 empregados com funções diferentes numa organização portuguesa do setor de serviços. Os resultados mostram que as exigências do trabalho são significativas na determinação do WFC, o qual, por sua vez medeia a relação entre essas exigências do trabalho e a saúde mental dos funcionários seis meses depois. No entanto, a relação entre o controle e o WFC não foi significativa. O artigo destaca a relevância de intervir nas exigências do trabalho e no WFC para controlar a saúde mental dos trabalhadores.

: Conflito trabalho-família; saúde mental dos trabalhadores; modelo das exigências-controlo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License