34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

CAMPOS, Lúcia; LOUCEIRO, Ana; BRANDAO, Tânia    BERNARDES, Sónia. Medida de desumanização baseada em traços: Adaptação para a população portuguesa. []. , 34, 1, pp.214-228. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1495.

O fenómeno da desumanização (i.e., a negação de humanidade a terceiros; Haslam, 2006) tem sido um tópico frequentemente estudado na Psicologia Social; no entanto, um conjunto de traços para avaliar este fenómeno não foi ainda validado para a população portuguesa. Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar, para a população portuguesa, o conjunto de traços proposto por Haslam e colegas (Haslam & Bain, 2007; Haslam, Bain, Douge, Lee & Bastian, 2005), que medem a negação de traços de duas dimensões: “uniquely human” e “human nature”. Uma amostra de 597 participantes (Midade = 40.83; DP = 11.50) avaliaram em que medida percebiam cada um de 52 traços como uma característica da natureza humana e unicamente humanos, bem como a sua desejabilidade. Foram conduzidos testes de forma a distinguir entre traços com avaliações baixas e altas em cada dimensão, e construídos grupos de traços que diferenciam entre cada uma das dimensões. Apresentamos a validação de uma medida com valência positiva que distingue entre ambas as dimensões de “humanness”; no entanto, foi apenas possível validar uma medida de “human uniqueness” com valência negativa. As implicações desta medida para a investigação futura são abordadas.

: Desumanização; validação; traços; tradução; português.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License