34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

RIBEIRO, Mariana et al. A casa dos avós: O papel do contacto com os avós nas perceções idadistas de crianças do ensino básico. []. , 34, 2, pp.15-26. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1379.

^lpt^aExistem evidências de que crianças a partir dos seis anos de idade já partilham a conceção paternalista das pessoas mais velhas como “simpáticas, mas incompetentes”. De forma inovadora, o presente trabalho visa estudar este tema no contexto português procurando explorar o papel da frequência e qualidade do contacto com os avós como uma via para a diminuição destas representações negativas. Para tal, 145 crianças do ensino básico (M = 12.14; SD = 0.81) responderam a um inquérito com o intuito de explorar a relação entre estas variáveis. De acordo com as hipóteses, os resultados revelaram um elevado grau de contacto com os avós e um efeito significativo da frequência e da qualidade do contacto na diminuição do idadismo face às pessoas idosas. Estes resultados são discutidos à luz das suas implicações para a teoria e intervenção neste domínio de relevância crucial no contexto demográfico atual.^len^aThere is evidence that children from the age of six already share the paternalistic conception of older people as "doddering but dear". In an innovative way, this research aims to study this theme in the Portuguese context, seeking to explore the role of frequency and quality of contact with grandparents as a way of diminishing these negative representations. To that end, 145 elementary school children (M = 12.14; SD = 0.81) responded to an inquiry to explore the relationship between these variables. According to the hypothesis, the results revealed a high degree of contact with grandparents and a significant effect of the frequency and the quality of the contact in the decrease of ageism towards older people. These results are discussed in light of their implications for theory and intervention in this area of crucial relevance in today's demographic context.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License