34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

ARRIAGA, Patrícia; GUINOTE, Ana    ROSA, Maria Vicente. O poder organizacional é preditor da qualidade da tomada de decisão. []. , 34, 2, pp.27-38. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1381.

O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre poder e qualidade na decisão. Participaram 50 funcionários de uma empresa organizacional, divididos em dois grupos (Elevado-Poder, N = 24; Baixo-Poder, N = 26) em função da sua posição de poder hierárquico na organização. Para avaliar a qualidade das decisões, todos os participantes realizaram tarefas envolvendo escolhas entre alternativas em duas fases no mesmo dia: manhã (início do período de trabalho) e final de tarde (a terminar o período de trabalho). Foram recolhidos dados adicionais de medidas subjetivas (fadiga, alerta, esforço) e de atividade eletrodérmica. Os resultados indicaram que o elevado poder na organização associou-se a melhor tomada de decisão, controlando os níveis subjetivos de fadiga, alerta, esforço e ativação fisiológica. Não foram encontrados efeitos da fase do dia na tomada de decisão. Consistente com a investigação experimental, o poder facilitou o desempenho na tomada de decisão num contexto organizacional.

: Poder; tomada de decisão; fase do dia; alerta; fadiga; ativação.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License