34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

COSTA, Leonor Pereira da; RODRIGUES, Ricardo Borges    WALDZUS, Sven. “É cada um para o que nasce?”: Desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza. []. , 34, 2, pp.39-56. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1382.

^lpt^aO presente estudo analisa o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, o papel do estatuto sócio económico nestas atribuições e as soluções que as crianças identificam para a pobreza. Foram entrevistadas crianças com idades entre os 6 e 12 anos (N = 107), e os resultados mostram a prevalência da externalização das causas da pobreza, nomeadamente através de explicações fatalistas (e.g. sorte) e estruturalistas (e.g. desemprego). Este estudo permite, ainda, verificar que as crianças percecionam dois tipos de soluções para a pobreza, que variam no grau de agência imputado à criança pobre. Análises de mediação mostram que a indicação de soluções que requerem a ação da criança pobre aumenta com a idade através do aumento da perceção de que a pobreza é causada por fatores sociais. Os resultados são discutidos em termos do desenvolvimento sociocognitivo, refletindo sobre as consequências das atribuições causais da pobreza na perpetuação das desigualdades sociais.^len^aThis study investigates the development of causal attributions of child poverty in childhood, the role of socio-economic status in these attributions, and the solutions that children identify for poverty. Children aged 6 to 12 years were interviewed (N = 107). The results show the prevalence of external attributions of causes of poverty, namely through fatalistic (e.g., luck) and social (e.g., unemployment) explanations. This study also identifies two types of children’s suggestions of solutions to poverty, which vary in the degree of agency attributed to poor children. Mediation analyzes show that indicating solutions that require the action of the poor child increases with age via an increase in the belief that poverty is caused by social factors. The results are discussed in terms of socio-cognitive development and in terms of the consequences of causal attributions of child poverty in the perpetuation of social inequalities.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License