34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SANTOS, Mário; SANTOS, Natalie Nóbrega; FRANCO, Glória    SILVA, Elisabete. Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentum. []. , 34, 2, pp.123-142. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1503.

O presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor trainingKidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.

: Aprendizagem social e emocional; outdoor training; educação básica; competências; programa.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License