34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

AMARAL, Rita; MONTEIRO, Lígia; SANTOS, Carolina    TORRES, Nuno. Crenças sobre o papel do pai numa amostra de homens Portugueses: Implicações para uma parentalidade positiva. []. , 34, 2, pp.159-170. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1517.

^lpt^aEste estudo teve como objetivo analisar variáveis explicativas da qualidade da parentalidade na perspetiva do pai, nomeadamente: as crenças sobre o seu papel e variáveis sociodemográficas como a idade, habilitações literárias e trabalho. Participaram 207 pais de famílias nucleares com crianças a frequentar o pré-escolar (105 rapazes). Os resultados indicam que existem associações significativas e positivas entre as habilitações literárias do pai, as suas crenças e a parentalidade positiva; e associações negativas entre a idade do pai e as suas crenças, e entre estas e a parentalidade negativa. Para a parentalidade positiva, as crenças sobre o papel do pai são o único preditor significativo existindo, ainda, um efeito de interação entre as crenças e as habilitações literárias. Os resultados sugerem a importância de se considerar e integrar o modo como o pai concebe o seu papel, no âmbito de programas de promoção do envolvimento parental.^len^aThe present study aimed to analyze, from father’s perspective, predictors of parenting quality, especially his beliefs about the role of the father and sociodemographic variables such as age, education and work. Participants were 207 men, from nuclear families, with children attending pre-school (105 boys). Results showed positive and significant associations between father’s education, beliefs about the role of the father and positive parenting; and a negative association between his age and beliefs, and father’s beliefs and negative parenting. For positive parenting father’s beliefs was the only significant predictor, plus an interaction effect between beliefs and education was found. Our results suggest the importance of considering the way the father understands and constructs his role, when delineating programs aiming to promote father involvement.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License