36 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SOUSA, Inês C. et al. A influência das práticas de diversidade etária no bem-estar e na intenção de saída dos trabalhadores: O papel do contrato psicológico relacional. []. , 36, 1, pp.17-30.   30--2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1704.

^a

O envelhecimento da população mundial acarreta inúmeros desafios para as organizações, entre os quais a retenção de uma força de trabalho cada vez mais diversa em termos de idade. Com base nas teorias do contrato psicológico e da troca social, este estudo examina o efeito das práticas de diversidade etária no bem-estar subjetivo e na intenção de saída dos trabalhadores via contrato psicológico relacional. Uma amostra de 257 trabalhadores portugueses respondeu a um questionário. A análise de equações estruturais foi aplicada para testar o modelo de mediação. Os resultados mostraram que a existência de práticas de diversidade etária contribui para o desenvolvimento de um contrato psicológico do tipo relacional o que, por sua vez, leva a maiores níveis de bem-estar e a menores intenções de saída da organização. As implicações teóricas e práticas dos resultados são discutidas.

^lpt^a

The aging of the world population poses numerous challenges for organizations, including the retention of an increasingly age diverse workforce. Drawing on psychological contract and social exchange theories, this study examines the effect of age-diversity practices on workers’ subjective well-being and turnover intention through a relational psychological contract. A sample of 257 Portuguese workers answered a questionnaire. Structural equation modelling (SEM) was applied to test the mediation model. The results showed that the existence of age-diversity practices contributes to the development of a relational psychological contract, which, in turn, leads to higher levels of well-being and lower turnover intentions. Theoretical and practical implications of results are discussed.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )